Como evitar o mau cheiro nos pés?

agosto 14, 2023

Como evitar o mau cheiro nos pés?

Dez dicas para cuidar bem dos pés e dos calçados para se prevenir dos odores desagradáveis.

Todo mundo transpira, faz parte do jogo — duro é quando esse suor causa mau cheiro nos pés. Apesar de a transpiração não ter odor, sua combinação com as bactérias presentes na nossa pele produz ácidos que causam esse cheiro indesejado.

O lado bom é que tem como evitar que isso aconteça. O primeiro passo é sempre higienizar bem os pés. Isso significa lavar todo o pé no banho com sabonete comum, especialmente entre os dedos, pois bactérias e fungos adoram esses recantos escondidos e úmidos para se multiplicarem.

Quem costuma sentir um odor indesejado nos pés mesmo tomando esses cuidados diários pode reforçar a proteção usando sabonete antibacteriano. “Mas só em casos extremos, que não se resolvem com essas medidas convencionais”, aponta a médica dermatologista Carolina Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Deixar os pés secos é igualmente importante porque a umidade favorece a atividade das bactérias que vão causar o mau odor. Por isso, depois do banho, além de secar bem os pés com a toalha —novamente, com cuidado especial na área entre os dedos—, é bom usar um desodorante específico para eles.

Além de ter ingredientes que mantêm os pés secos, os desodorantes para os pés também possuem antissépticos para evitar a proliferação dos microrganismos que causam o cheirinho desagradável.

Para quem tem hiperidrose no pé — a hiperatividade das glândulas sudoríparas, causando o suor excessivo—, vale optar por alguns produtos específicos que diminuam a sudorese, como talcos e sprays. Conforme a produção de suor diminui, há uma melhora do odor dos pés, afirma Marçal.

Por fim, é importante sempre usar meias e calçados limpos, de preferência que não sejam feitos de tecidos sintéticos, para que os pés possam “respirar”. “Quanto mais limpo estiverem os pés e o que estiver nele, como meias e calçados, menor será a possibilidade de haver essa proliferação das bactérias que vão agir sobre o suor e causar o cheiro ruim”, afirma a dermatologista.

Outra dica de Marçal é usar sempre meias de algodão, pois elas permitem uma melhor absorção do suor e facilitam a troca de calor com a pele dos pés.

Mas, se ainda tomando esses cuidados o mau cheiro persistir, ela recomenda procurar ajuda médica. Nesse caso, um(a) dermatologista ou um(a) enfermeiro(a) podiatra pode examinar os pés para ver se existe alguma condição que esteja favorecendo ou aumentando o mau odor.

10 dicas para evitar o mau cheiro nos pés

Sempre

  • Mantenha os pés sempre limpos e secos;
  • Corte e limpe as unhas dos pés;
  • Remova a pele endurecida e ressecada
  • Use desodorante para os pés;
  • Deixe os calçados “descansando” por um ou dois dias depois de usar (de preferência tomando sol, para eliminar bactérias e fungos);
  • Higienize os calçados.

Nunca

  • Use o mesmo sapato todo dia: o uso contínuo favorece a multiplicação da população de bactérias e fungos no calçado
  • Use a mesma meia do dia anterior;
  • Calce sapatos apertados;
  • Ande sem calçados em locais públicos úmidos (como piscinas e chuveiros em academias, onde há risco de contaminação por fungos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados ©
Feito com ♥ por 8D Hubify
crossmenuchevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram